ProGramAs do gOveRno FeDeraL

 

     Como funciona o PROUNI     

ApresentaçãoO Programa Universidade para Todos (ProUni) tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de educação superior.Podem se inscrever no processo seletivo do ProUni, referente ao 2º semestre de 2010, os candidatos não portadores de diploma de curso superior que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009 e alcançado no mínimo 400 pontos na média das cinco notas (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação).Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve ter renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais (50%) a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:

  • ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;

  • ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada;
  • ser pessoa com deficiência;
  • ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e que estejam concorrendo a bolsas nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesses casos não é considerado o critério de renda.

 

        PROJOVEM         

 

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens Educação, Qualificação e Participação Cidadã - PROJOVEM. é um componente estratégico da Política Nacional de Juventude, do Governo Federal. Foi implantado em 2005, sob a Coordenação da Secretaria Geral da Presidência da República em parceria com o Ministério da Educação, o Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Seus destinatários são jovens de 18 a 29 anos que sabem ler e escrever. Aos participantes, o Projovem oferece oportunidades de elevação da escolaridade, de qualificação profissional, e de planejamento e execução de ações comunitárias de interesse da comunidade. Por meio do curso, proporciona formação integral com carga horária de 2000 horas (1560h presenciais e 440h não presenciais) desenvolvidas em 18 meses consecutivos e inclui disciplinas do ensino fundamental: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Ciências Humanas e Naturais, Matemática, Informática, além de iniciação à Qualificação Profissional (POP) e o Plano de Ação Comunitária (PLA) de forma integrada. Cada aluno, como forma de incentivo, recebe um auxílio de R$ 100,00 (cem reais) por mês, desde que tenha 75% de frequência nas aulas e cumpram com as atividades programadas.